Aposentado se divertindo...
Comprei uma bicicleta de marchas que facilita o esforço físico do ciclista. Já estou habituado nas trocas de marchas que facilitam a movimentação pelas ruas de Joinville - SC - Brasil.
Vou ao centro da cidade de bicicleta, pois moro num bairro muito próximo e é mais rápido o deslocamente até a zona central em relação ao transporte de automóvel ou ônibus coletivo.
Lembro-me bem desta cena insólita que aconteceu numa das ruas principais da cidade.
Estacionei minha bicicleta ao lado de un poste de iluminação pública, coloquei nela um cadeado, para proteção deste meu pequeno patrimônio.
Bem próximo havia um automóvel que estava estacionado com um pneu sobre a calçada.
Fui até um banco comercial e retirei certa quantidade de dinheiro.
Não demorou dez minutos e vi um policial que estava preenchendo uma multa por estacionamento indevido.
De uma forma rápida, me aproximei do"agente da lei" e falei bem alto:
"Olhe só, seu guarda, não demorei mais de 10 minutos....! Acredito que nossas leis irão compreender e possivelmente Deus irá recompensá-lo se o "Senhor" tiver somente um pouco de consideração com um aposentado..."
Ele me desconsiderou e continuou preenchendo a multa, sem me fixar....
Levantei a voz e perguntei a ele se ele não tinha feito uma escola de aperfeiçoamento na área de policiamento de trânsito...
Continuou a fazer mais uma multa, esperei e ele colocou as duas multas no para-brisa do carro.
Segui argumentado, citando dados da falta de policiais nas ruas e que ele deveria é estar fazendo policiamento ostensivo e não aplicando multas nesta "indústria de multas" que se espalha já por todo este país e em especial em nossa cidade...
Ele após a quinta multa, olhou para mim e disse que estava multando em virtude de minhas palavras e que ele tinha todo o"poder" para fazer isto, pois minhas últimas palavras eram um "desacato a autoridade" dele.
Não pedi desculpas para ele, deveria ter feito isto, mas complementei:
"É, seu guarda, estou aposentado, por isto ando de bicicleta e sei que nos dias de hoje o trânsito nas cidades está infernal. Estou testando minhas habilidade verbais para me divertir, pois tenho que fazer algo neste meu final de vida. Sou precavido, vou agora desbloquear a minha bicicleta e desejo ao "Senhor", um ótimo dia."
Subi na bicicleta, depois de uns quinze metros longe do guarda,
olhei para trás, vi o"guarda estupefato" olhando para mim,
acenei discretamente para ele e fui passear pela rua das Palmeiras, no centro de Joinville.