(Lalá do Brasil)
Labeck = LBW
|
A porta da Liberdade ou da Morte. Teste
Você está numa cela onde existem duas portas, cada uma vigiada por um guarda.
Existe uma porta que dá para a liberdade, e outra para a morte.
Você está livre para escolher a porta que quiser e por ela sair.
Poderá fazer apenas uma pergunta a um dos dois guardas que vigiam as portas.
Um dos guardas sempre fala a verdade, e o outro sempre mente e você não sabe quem é o mentiroso e quem fala a verdade.
Que pergunta você faria? ========================== A pergunta, segundo o enunciado e regras dadas deverá, para ter uma só resposta, a condicionante do fator TEMPO. Se um guarda só fala a verdade, sempre, em qualquer tempo, ele diz só a VERDADE. Se ontem, hoje ou amanhã eu perguntar ao guarda, apontando para uma porta e dizendo: ESTA PORTA DA DIREITA É DA LIBERDADE?
Só existe uma resposta para este guarda que sempre diz a verdade. Se for a porta da liberdade ele dirá sim. Se for a porta da morte, ele dirá não. Como eu vou saber se o guarda é o que diz a verdade ou está mentindo, nesta ocasião. ... Aqui que vem o âmago, o "xis" da questão.
Pois só posso fazer uma pergunta e terei que ter a certeza de que a afirmação ou negação da resposta e dará a LIBERDADE, SEM ERROS.
... O INTERESSANTE DESTE TESTE ESTÁ AQUI.
Qual a pergunta a ser formulada que terá sempre a resposta que me será favorável e eu terei absoluta certeza da minha LIBERDADE?
... Fácil... Siga o raciocínio... Terei que perguntar somente uma vez. A pergunta deverá ser no sentido de TEMPO. VEJA: ... Você, escolhe, aleatoriamente um guarda e lhe pergunta: Sr. Guarda (afinal, você é educado... rs!), se ONTEM EU LHE TIVESSE PERGUNTADO qual a porta da LIBERDADE, QUAL VOCÊ DIRIA, AGORA, qual é? ... O guarda de diz a verdade sempre, ontem disse a verdade e hoje dirá a VERDADE. o GUARDA que mente, ontem disse a mentira, e como só mente, vai desmentir o que disse ontem, dizendo, para mim, a verdade de hoje.
Boa sorte! ======
Paciência.... Portanto, independente do guarda ser mentiroso ou se só diz a verdade, nesta proposição, a resposta sempre será a mesma. Se você não entendeu, que peninha...
Pense mais um pouco e não desanime, pois algumas pessoas nunca entendem e outras demoram um pouco mais... Rs! ====
Se você não entendeu, se for loira ou descendente do povo lusitano, não tem problema, poderei explicar novamente, de outra forma. Rs!
Qual a sua dúvida?
... Este teste eu fazia quando dava aulas na universidade (UNIVILLE - Joinville - SC, e FURB - Blumenau - SC), de uma forma um pouco diferente, mas a essência era a mesma.
Metade dos alunos entendiam logo, outros demoravam uma semana e alguns iam entender após alguns anos e outros ainda acham que este problema (teste) não tem resposta certa.
Encontrei, anos após, um ex-aluno da Faculdade, em um supermercado de Joinville, com os filhos e sua mulher e ele queria que eu explicasse para ele e para a sua família os detalhes deste teste. Ele disse que ainda não tinha entendido. Eu ri da situação e falei que ele deveria pensar um pouco mais. Ele disse que tinha a folha do teste em casa e já tinha mostrado para a família e ninguém inha entendido este teste. Falei para ele que isto deveria ser genético e me despedi, rindo...
Qual a sua situação? =================
Beckhauser
Enviado por Beckhauser em 21/01/2010
Alterado em 21/01/2010
|