www.laerciobeckhauser.com http://br.youtube.com/labeckhauser

LAÉRCIO  BECKHAUSER =  LBW +  Cosmos Brasil World

"Conhecimento é poder"  - Leia os textos! - LBW =  Beckhauser agradece!!!

(Lalá do Brasil) Labeck = LBW
Textos



Joinville - Estação Ferroviária - - História e fotos
Joinville  - Estação Ferroviária -  - História e fotos -
Restaurada em 2007, a Estação Ferroviária de Joinville é um belíssimo espaço, fiel à época em que foi construída, 1906, pelo então presidente Afonso Pena. Atualmente conhecida como Estação da Memória, o espaço fornece cultura, turismo e lazer para a cidade, com exposições sobre a história joinvilense.

Estação da Memória Joinville I
Antiga Estação Ferroviária, agora Estação da Memória - Joinville - SC

Horário especial de início e fim de ano. Fechado nos dias 25 e 26 de dezembro e 1° e 2 de janeiro. Aberto de 20 de dezembro a 2 de fevereiro com horário especial de terça a sexta-feira, das 12 às 18 horas, e nos sábados, domingos e feriados, das 12 às 20 horas.


Fundada em 1906, a antiga Estação Ferroviária de Joinville foi desativada em 1996. Com as reformas concluídas em abril de 2008, a construção se transformou em um espaço cultural administrado pela Fundação Cultural de Joinville.
 
O local possui auditório para exibição de filmes, bares, cafeterias, lojas e uma área de exposições, no momento ocupada com uma mostra sobre a história da Estação Ferroviária de Joinville. 
O Museu da Bicicleta e funciona em um galpão em anexo.

 
Estação ferroviária de Joinville, construída em 1910
Estação ferroviária de Joinville, Santa Catarina
Em 1851, com a chegada dos imigrantes alemães, suíços e noruegueses, surgiu a Colônia Dona Francisca.

Um ano depois, passou a chamar-se Joinville, em homenagem ao príncipe de Joinville, François Ferdinand Philipe, filho do rei francês Louis Philipe.
 
O príncipe cedeu à colônia a maior parte do dote recebido em 1843, quando casou com a princesa Francisca Carolina, irmã do imperador D. Pedro II.
 
Ainda hoje Joinville é conhecida como a Cidade dos Príncipes. Sua origem européia ficou marcada não só na arquitetura em estilo enxaimel.
 
Chamada também de cidade das bicicletas, Joinville atrai turistas de todo o país com sua Festa das Flores e o Festival de Dança.

......
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
 
A estação de Joinville foi construída junto à cidade, segundo contam, por exigência da própria cidade. Por isso a linha faz uma grande curva para o norte e depois retorma o sul no sentido de São Francisco do Sul.

A inauguração da estação ocorreu em 1906, (uns dão a data de 29 de julho, outros de 8 de agosto) quando o trecho Joinville-São Francisco do Sul foi terminado, tendo sido posto em operação apenas em 1909, quando o trecho foi prolongado até Hansa (hoje Corupá).

A RVPSC dava como data oficial de inauguração o dia 01.06.1910. Em 1917, o prédio foi ampliado. Depois de mais de noventa anos de serviços à cidade, até 1996, quando foi fechada pela RFFSA, a estação, em estilo alemão, foi abandonada, com as composições da ALL, atual concessionária que utiliza a linha, passando de/para o porto de São Francisco do Sul.

Em 1999, foi comprada pela prefeitura municipal da cidade, e transformada em "ícone turístico".

O prédio da estação esteve totalmente abandonado, servindo como moradia de mendigos, traficantes, pombos e cupins por muito anos, mas no final de 2003 começou a ser finalmente restaurado. Ao seu lado, o armazém de cargas, construído em 1947, abriga o Museu da Bicicleta.

O antigo armazém de 1910 era de madeira e não existe mais. No pátio ainda existem outros prédios e casas, com diversos usos, muitos irregulares.

Fotos diversas:














Publicado por Beckhauser em 19/08/2009 às 13h51
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Beckhauser
Enviado por Beckhauser em 19/08/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
www.laerciobeckhauser.com (Lalá do Brasil) = LBW Labeck