Maifest em São Paulo – Noite Bávara em Porto Alegre
Participe da noite mais esperada do ano!
Clique > NOITE BÁVARA no 25 de Julho de Porto Alegre
Comida Típica – Chopp Abadessa – Danças e Jogos Folclóricos
Banda Tropical Brass de Nova Petrópolis
|
(Veja no final uma sequencia de fotos de edições anteriores da MAIFEST)
MAIFEST CELEBRA A CHEGADA DA PRIMAVERA ALEMÃ
NAS RUAS DO BROOKLIN NOS DIAS 22 E 23 DE MAIO.
Programação Multicultural da Alemanha Contemporânea
em festa de bairro tradicional alemão com
Orquestras de Música Erudita e Jazz, MPB, Grupo de música eletrônica alemã e percussão brasileira, World Music - mistura de melodias da Turquia, Hungria e Alemanha, Danças Folclóricas, Exposições Nacionais e Internacionais, Filmes brasileiros e internacionais, Folclore húngaro, alemão, turco e brasileiro além da Gastronomia Mundial e Artesanato.
XI MAIFEST 2010
Com o tema:
“UMA VIAGEM MULTICULTURAL
NA
ALEMANHA CONTEMPORÂNEA”
Programação terá Homenagens às três capitais européias da Cultura 2010:
Essen (RUHR.2010) na Alemanha - Pécs na Hungria- Istambul na Turquia
e também à capital brasileira da Cultura 2010 - Ribeirão Preto e à
multicultural cidade de São Paulo. Homenagens também à pianista
Mercedes Mattar pelos seus 80 anos que estará presente, ao maestro João Carlos Martins e aos 20 anos do grupo musical paulista Trovadores Urbanos, que se apresentará no domingo, 23, às 17h30min no espaço Bernardino de Campos
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO - toda gratuita:
Homenagens ao Futebol Mundial com exposições : DVD Zico na Rede, Acervo particular do colecionador Jose Cassio de camisas do Futebol Mundial, Exposição Internacional/Frankfourt: Os Mágicos da Bola, Camisas de Futebol acervo particular Eli Coimbra Filho, Camisas Pele, Romário , Camisas de Futebol da Alemanha: Werner Heying – no Restaurante Zur Alten Mühle.
Palco Joaquim Nabuco com os grupos de dança e música do folclore alemão, MPB, Música Eletrônica e um grupo musical brasileiro de World Music, teatro, grupos de dança contemporânea, telão, cenário, palco com imagens Alemanha/Brasil.
Espaço da Música Erudita e Jazz - Rua Bernardino de Campos:
Orquestra Escola Municipal de Iniciação Artística EMIA 30 anos, Orquestras da Fundação das Artes São Caetano do Sul, Jazz Sinfônica de Diadema, Conservatório Musical do Brooklin, Grupos de MPB Lucila Novaes, cantora paulista que participou de vários festivais, e Luso Netto do Amazonas, Família Piratininga e Família Irajá Meneses- grandes amigos que tocaram juntos há 30 anos e hoje retomam o encontro com seus filhos e esposas,Orquestra do Colégio Humboldt, Orquestra Pão de Açúcar, Coral Sol Maior de São Paulo, CAMERATA DARCOS Violinistas OSESP Regido pelo maestro Paulo Paschoal Violinista OSESP, Grupo Tubofone, Música erudita e MPB Conservatório Ars et Scientia.
Filmes:
DVD ZICO NA REDE, Passaporte Húngaro de Sandra Kogut, Sem Palavras documentário Katia Klock - resgata as vivências dos descendentes de alemães sobre a perseguição ocorrida na época da Campanha de Nacionalização de Getúlio Vargas e da Segunda Guerra Mundial em Santa Catarina, Filmes alemães, Filmes Turcos.
Exposições nacionais e internacionais:
Ônibus Biblioteca e Bibliotecas Públicas Temáticas da Zona Sul: Cinema,Arquitetura e Urbanismo, Cultura Brasileira, Meio Ambiente, Contos Fantásticos; Carro Isotta Fraschini de 1928; Fotos do fotógrafo alemão J. Wesser, professor do Colégio Humboldt, sobre o Brasil, FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo; Exposição histórica sobre a produção científica da Sociologia e Biblioteconomia no Brasil; Cidade Limpa - Exposição Xangai China; Instituto Martius Staden.
Lojas e grandes magazines nas ruas serão transformados em cinemas e galerias como palco de exposições.
INCLUSÃO SOCIAL: diversas instituições carentes se apresentarão em coral e teatro
Este evento faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo e conta com apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, São Paulo Turismo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Consulado Geral da República Federal da Alemanha São Paulo, Berlin Tourism, Câmara Brasil Alemanha e parceiros culturais nacionais e internacionais: Comitê Cultural Essen RUHR. 2010, Comitê Cultural Pécs Hungria, Comitê Istambul Turquia.
A AEMB - Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, e também realizadora da Brooklinfest, apresenta pela primeira vez uma programação única, repaginada em toda sua estrutura. Esta edição será um Evento Multicultural. Em nova fase, a associação dirigida pela engenheira e empresária Ana Delia Iaconelli aposta na articulação entre tradição e linguagens contemporâneas.
O curador cultural Luis Delfino Cardia tem em seu currículo 25 anos de experiência em articular eventos premiados nacionais e internacionais. Ele recebeu um desafio profissional - o de transformar a Maifest em um acontecimento de dimensões globais, articulando as raízes culturais da comunidade local, predominantemente alemã, com a comunidade artística internacional. A idéia foi aproximar estilos e romper as barreiras entre o clássico e o moderno, hemisférios Sul e Norte, Oriente e Ocidente, erudito e popular, Alemanha e Brasil. A cultura como vértice de perspectivas, aparentemente diversas. A cultura como instrumento e produto da queda de muros e preconceitos, das limitações e distâncias, capaz de agrupar diferenças e realinhá-las em diversidade. Propõe, dessa forma, um diálogo entre a Alemanha contemporânea e o Brasil celebrando uma viagem multicultural, próximo ao público e gratuito.
Além dos elementos estereótipos (chucrute, cerveja, futebol e samba), o evento tem uma programação ousada. Esse ano, no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos (pela primeira vez incluída no circuito da festa que foi ampliada em sua estrutura), homenageará a música erudita e o jazz
Além disso, grupos de dança, corais, teatro das escolas alemãs e brasileiras, entidades sociais, ONGs, Yôga, workshop e jovens talentos da MPB se apresentarão no palco da Rua Joaquim Nabuco.
A estrutura gastronômica do evento conta com restaurantes de cozinha alemã, barracas de chope, salsichão e doces tradicionais. E, como não poderia deixar de ser, uma festa na cidade mais cosmopolita do país, conta também com mais de 170 opções de barracas de comidas japonesas, italianas e outras, além de artesanato de associações beneficentes.
O Espaço Criança que já existia em outras edições receberá novidades: Atividades educacionais como contadores de histórias brasileiras e alemãs, grupos musicais de MPB, Trovadores Urbanos Mirins, Biblioteca Belmonte, educação ambiental e teatro. Enxadrista Daniel Landshosff Farah com tabulareiros para o público no espaço criança/história do xadrez/simultânea com 10 jogadores nos dois dias do evento.
Em edições anteriores oito toneladas de lixo foram recicladas e desta vez não será diferente. A AEMB foi pioneira em organizar coleta seletiva em seus eventos e sempre realiza campanhas de incentivo.
A segurança preventiva é item relevante e conta com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e seguranças particulares do evento. Conta também com a presença de ambulâncias UTIs e médicos nos principais pontos da festa.
Curiosidade:
Brooklin – Bairro fundado por alemães abriga a maior colônia alemã e de seus descendentes em São Paulo, e por isso conta com celebrações populares tipicamente alemãs em suas principais ruas, e quer celebrar muito mais, a cultura dos dois países, levar um grande número de pessoas a audições eruditas e shows de música popular brasileira, exposições, dança, entre outras. Dar oportunidade a todas as classes sociais de receber o melhor dessas duas culturas. Com isso conta-se com o apoio de inúmeras instituições que quando informadas que este seria o conceito, não relutaram em participar e ajudar o evento a acontecer.
Com todas essas atrações e novidades, a AEMB convida a todos para dois dias de evento, numa viagem da tradição ao contemporâneo, no qual a cultura e educação estarão a serviço da sustentabilidade e inclusão social.
Serviço:
11ª Maifest – Entrada Gratuita - 22 e 23 de MAIO das 10h às 22h – Espaço Criança até 18h30 - LOCAL: quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos (pela SEGUNDA vez incluída no circuito da festa que foi ampliada) NO BROOKLIN.
A expectativa de público é de até 120 mil pessoas nos dois dias do evento.
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA e Sala de Imprensa no evento - contate: DUE ASSESSORIA DE IMPRENSA: 11 3045 6701 – 3045 2962 – 9166 445 C/ ANDREA FAMBRINI e Luiz Delfino Cardia - Curador Cultural da AEMB Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin – tel: 11- 5531 30 67 e 11- 5533 49 04 - www.luizdelfinocardia.com
Veja aqui uma sequencia de fotos de edições anteriores da MAIFEST: |