www.laerciobeckhauser.com http://br.youtube.com/labeckhauser

LAÉRCIO  BECKHAUSER =  LBW +  Cosmos Brasil World

"Conhecimento é poder"  - Leia os textos! - LBW =  Beckhauser agradece!!!

(Lalá do Brasil) Labeck = LBW
Meu Diário
10/09/2009 14h31
VII CONESB - BH - Minas Gerais
VII CONESB PDF Imprimir E-mail
A Federação Brasileira dos Ex-Alunos e Ex-alunas de Dom Bosco do Brasil, celebrou nestes dias ( 04 a 07/09/2009) seu VII Congresso Nacional, sob o tema: “ SÉCULO XXI: VALORES E DESAFIOS PARA O PROTAGONISMO EM FIDELIDADE RENOVADA A DOM BOSCO”, e lema: “ CIDADANIA E PROTAGONISMO” 
...
 
Os trabalhos foram desenvolvidos sob a assessoria do Prof. Tiago Adão Lara.

O VII CONESB que celebra os 25( vinte e cinco) anos de retomada da organização exalunal no país, contou com cerca de 90 participantes entre representantes dos Conselhos Inspetoriais de Ex-Alunos, delegados inspetoriais e locais, provenientes das seis inspetorias salesianas.

Marcaram presença, também, o Pe. Nilson Farias ( Inspetor BBH) e membros de seu Conselho Inspetorial, o Pe. João Carlos Ribeiro ( Inspetor BRE e representando a Conferência dos Inspetores Salesianos do Brasil), além da Irmã Hélia- FMA, Inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello .

Registre-se, ainda a presença iluminadora do Delegado Confederal Pe. José Pastor Ramires, além do Presidente Confederal Francesco Muceo, que veio da Itália para participar dos dois ultimos dias.

Na noite do dia 06 de setembro foi anunciado o novo Conselho Nacional, composto por Flavia ( BRE); Eduardo(BBH), Paterno (BPA), José Pio (BSP), Midon (BCG) e Ronaldo(BMA), além do Delegado Nacional Pe. Jurandyr Araujo. Nessa oportunidade, foi eleito para presidir a Federação Brasileira o Dr. Sergio Monello(BSP).

 
Participantes - Foto Oficial - by Laércio Beckhauser

 
Local do VII Conesb
Retiro (São José)  dos  Padres Redentoristas - BH - MG

 
Redentoristas em BH - MG - Retiro São José.

...
Os Ex-alunos (DB)  fazem parte da
 familia Salesiana Dom Bosco PDF Imprimir E-mail
Dom Bosco, com sua personalidade cativante, atraía um número cada vez maior de jovens, pela alegria, brincadeiras e jogos que criava. Assim, compartilhando com seminaristas, estudantes e outros colaboradores, centenas de crianças, jovens e adolescentes recebiam atenção, carinho, alimentação, educação e evangelização.

“Logo, surgiu o problema do local para as reuniões, visto quem, em mais de uma vez, o grupo de adolescentes e jovens foi obrigado a desalojar-se, ora do pátio de um instituto, ora dos arredores de uma capela de cemitério, ora de um terreno baldio.”


“Não faltaram episódios tragicômicos. O ajuntamento de centenas e centenas de rapazes alarmava os vizinhos e a polícia.”


“Aos olhos de muitos, Dom Bosco parecia um revolucionário, um louco. Tentaram até interná-lo num manicômio...”

 
PAULA, Pe. Antônio de. Manual do
Colaborador Salesiano na Inspetoria São João Bosco.
Belo Horizonte: Cesap, 2005.

Com a preocupação de onde reunir tantos jovens necessitados, Dom Bosco conseguiu adquirir um terreno com um barracão. Do barracão, surgiu uma capela, sala de aula, local de reuniões e o terreno transformou-se em pátio para recreação.


Dentre a programação criada existia missa dominical, aula de catecismo, jogos, cursos noturnos. Muitas não tinham nem a alfabetização básica, e recebiam neste espaço além de educação, cursos profissionalizantes, lazer e evangelização. Para muitos, era ali a sua moradia. E assim... Dom Bosco criou o seu primeiro internato.


Sentindo a necessidade de ter mais colaboradores, movidos pelo ideal de formação dos jovens necessitados, Dom Bosco começou a preparar um pequeno grupo, com missão de vida de ajudar os jovens. Assim, surgindo à nova congregação Salesiana.


Em 1859 Dom Bosco foi recebido pelo papa Pio IX que o encorajou a concretizar a idéia para ampliar o trabalho que já existia e poder dar a continuidade no futuro.


Com 17 jovens, Dom Bosco criou em dezembro do respectivo ano, a Congregação Salesiana.


O nome oficial da Congregação é Pia Sociedade de São Francisco de Sales, conhecidos como Salesianos de Dom Bosco – SDB.


Percebendo o quanto as jovens, meninas e adolescentes também necessitavam de um trabalho tal qual o dos salesianos, Dom Bosco reuniu-se com Maria Domingas Mazzarello, uma jovem que morava em um lugarejo, em Monerse, perto de Turim. Maria Mazzarello se dedicava a ensinar o ofício de costureira às adolescentes e jovens e também orientava-as para a vida cristã.


Após seu encontro com Dom Bosco, em 1864, desenvolveram a idéia de criar um instituto para as meninas, jovens e adolescentes. E assim, em 1872 fundaram a congregação Filhas de Maria Auxiliadora – FMA.


No ano seguinte, abriram a primeira casa em Borgo San Martino, Itália. Logo depois, em Turim.


Dom Bosco buscou também a colaboração dos leigos, católicos comuns que apóiam as atividades educacionais em prol da juventude. Assim, criou a Associação dos Colaboradores Salesianos.


Hoje está presente em mais de 127 países, em todos os continentes. No Brasil, os Salesianos chegaram no dia 14 de julho de 1883, no Rio de Janeiro.


Dom Bosco escolheu, entre seus jovens os melhores colaboradores de sua obra e os consagrou, dando origem à Sociedade de São Francisco Sales. Junto com santa Maria Domingas Mazzarello (1837 – 1881), fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora; Assim, começou-se a história das obras sociais, pastorais e educacionais Salesianas.

 
  PDF Imprimir E-mail

Publicado por Beckhauser em 10/09/2009 às 14h31

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
www.laerciobeckhauser.com (Lalá do Brasil) = LBW Labeck