![]() 30/08/2008 08h23
Na Chácara da Oma - Lontra ... agosto de 2008
Lontra
Lontra is a genus of otters from the American continent. A lontra tem um pescoço reduzido, embora largo, e uns olhos pequenos e vivos ladeados por duas pequenas orelhas. O focinho apresenta longos pêlos sensoriais - as vibrissas. A cauda é longa, espessa sendo achatada na base e a afunilar suavemente até à ponta, constitui o principal órgão propulsor quando se movimenta dentro de água, servindo simultaneamente de leme. As patas são curtas e vigorosas, com cinco dedos unidos por uma membrana interdigital, o que propicia uma natação rápida e vigorosa. O pêlo é de cor castanha escura em quase todo o corpo, à exceção da região do ventre, que é mais clara. Possui por vezes uma mancha clara (creme ou mesmo branca), por debaixo do queixo e que se pode estender até à garganta. Esta pelagem, espessa e sedosa, é constituída por duas camadas de pêlos, a mais externa responsável pela impermeabilização e a mais interna pelo isolamento térmico. Quando nada, a posição elevada das narinas e dos olhos permite-lhe manter-se à superfície sem ser notada. Quando mergulha, os ouvidos e as fossas nasais são fechados hermeticamente, e ajusta a curvatura do cristalino, o que lhe permite a visualização de imagens focadas dentro e fora de água. Vive na margem dos rios, onde a existência de vegetação lhe permita construir abrigos. Muitas vezes aproveita tocas abandonadas por outros animais, ou refugia-se em troncos velhos ou nas raízes das grandes árvores. Cria um sistema de galerias com várias entradas, umas subaquáticas e outras ao nível do solo. O macho mede em média 120 cm e pesa entre nove e 14 kg, sendo a fêmea ligeiramente menor e mais leve. A lontra é uns animais essencialmente noturnos ou crepusculares, silenciosos e de difícil observação. Alimenta-se, sobretudo de peixe, embora também possa consumir anfíbios, répteis, aves aquáticas, mamíferos, insetos e crustáceos. Pode reproduzir-se durante todo o ano, mas acasala, sobretudo na Primavera e no final do Inverno. A gestação dura nove semanas e nascem duas a três crias que permanecem com a mãe até à idade de um ano. Vive entre seis a oito anos, não se lhe conhecendo predadores. A redução da sua população deve-se sobretudo à poluição das águas e à destruição dos seus habitates naturais. A lontra é capaz de assobiar, chiar e guinchar. Pode ficar submergida durante 6 minutos e ao nadar pode alcançar a velocidade de 12 Km/h.
Alimentação: Peixes, aves e mamíferos. Curiosidades: É um animal de hábitos noturnos. É sociável, brincalhão e adora se divertir na lama. Refugiam-se em tocas formadas por galerias, em locais próximos da água, onde haja uma vegetação aquática abundante. Alerta: Atualmente devido à caça seletiva que sofre, por causa da alta cotação de sua pele e a depredação de seu habitat, encontra-se escassa. Ainda, por emitir continualmente um som característico, a lontra jovem é facilmente descoberta pelos caçadores.
_____________________________________________________ BECKHAUSER ADVOCACIA
Rua Visconde de Taunay, nº 456, Centro - CEP 89201-420 Joinville - Santa Catarina - Brasil Tel: + 55 (47) 3025-77777 Site: www.beckhauseradvocacia.com.br E-mail: leonardo@beckhauseradvocacia.com.br "Essa mensagem é destinada exclusivamente ao seu destinatário e pode
conter informações confidenciais, protegidas por sigilo profissional ou cuja divulgação seja proibida por lei. O uso não autorizado de tais informações é proibido e está sujeito às penalidades cabíveis. This message is intended exclusively for its addressee and may contain information that is confidential, protected by a professional privilege or which disclosure is prohibited by law. Unauthorized use of such information is prohibited and subject to applicable penalties."
Publicado por Beckhauser em 30/08/2008 às 08h23
|