![]() 04/06/2008 08h25
Textos Sagrados + Bíblia +++Alcorão + Mahabharata +++
BíbliaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A palavra grega Bíblia, em plural, deriva do grego bíblos ou bíblion (βίβλιον) que significa "rolo" ou "livro". Bíblion, no caso nominativo plural, assume a forma bíblia, significando "livros". No latim medieval, biblìa é usado como uma palavra singular — uma colecção de livros ou "a Bíblia". Foi São Jerónimo, tradutor da Vulgata Latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão, que são o Cristianismo, o Judaismo e o Islamismo. e por isso são conhecidas como as religiões do Livro. É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus". Os livros bíblicos considerados canônicos pela Igreja Católica Apostólica Romana são ao todo 73 livros, sendo 46 livros do antigo testamento e 27 do Novo. A Bíblia Católica contém 7 livros a mais no Antigo Testamento do que outras traduções bíblicas usadas pelas religiões cristãs não-católicas e pelo Judaísmo. Esses livros são chamados pela Igreja Católica de deuterocanónicos ou livros do "segundo Cânon". A lista dos livros deuterocanónicos é a seguinte: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico (Ben Sira ou Sirácida) e Baruque. Além disso, ela possui alguns trechos a mais em alguns livros protocanônicos (ou livros do "primeiro Cânon") de Ester e Daniel. Outras denominações religiosas consideraram estes livros deuterocanônicos como apócrifos, ou seja, livros ou escritos que carecem de inspiração divina, reconhecendo, porém, o valor histórico dos livros dos Macabeus. MahabharataOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Mahābhārata (devanagari: महाभारत), é um dos dois maiores épicos clássicos da Índia, juntamente com o Ramayana. Sua autoria é atribuída a Krshina Dvapayana Vyasa.O texto é monumental, com mais de 74.000 versos sânscritos, e mais de 1,8 milhões de palavras, e se formos incluir o Harivamsa como sendo anexo e parte do Mahabharata, teremos um total de 90.000 versos, compondo o maior volume de texto em uma única obra humana. O Mahabharata é sem dúvida o texto sagrado de maior importância no hinduísmo e pode ser considerado um verdadeiro manual de psicologia-evolutiva de um ser humano. A obra discute o tri-varga ou as três metas da vida humana: kama ou desfrute sensorial, artha ou desenvolvimento econômico e dharma a religiosidade mundana que se resume em códigos de conduta moral e rituais, obrigatórios para quem deseja o desfrute e o poder econômico que adquire o desfrute. Além dessas metas mundanas o Mahabharata trata de moksha, ou a liberação do ciclo de tri-varga e a saída do samsara, ou ciclo de nascimentos e mortes. Em outras palavras, é uma obra que visa o conhecimento da natureza do “eu” e a sua relação eterna com toda a criação e aquilo que transcende a ela. O Mahabharata estabelece os métodos de desenvolvimento espiritual conhecidos como karma, jñana e bhakti, firmemente adotados pelo hinduísmo moderno. O título pode ser traduzido como “a grande Índia”, ou como “a grande dinastia de Bharata”, mas o sentido verdadeiro é o de elucidar o grande trajeto percorrido pelo eu (atma) nesta criação material e fora dela. A obra é considerada pelos hindus uma narrativa histórica real, e parte do Itihasa (lit. aquilo que aconteceu) hindu, juntamente com o Ramayana e alguns textos dos Puranas. A obra, assim com todos os demais textos sagrados hindus, possui um aspecto externo mitológico, como o de uma simples lenda mitológica sobre reis e príncipes, deuses e demônios, sábios e santos, guerra e paz. Livros sagrados nos emocionam...Nos Livros Sagrados, Bhagavad-Gita, Antigo Testamento, Tri-Pitakas, Novo Testamento, Alcorão e Kitáb-i-Aqdas, encontramos o “verbo feito carne” nos templos humanos de Krishna, Abraão, Moisés, Buda, Jesus Cristo, Maomé e Bahá’u’lláh.
Em todas estas Escrituras o homem é poderosamente convocado para seu Criador, através do exercício de virtudes como o amor, a bondade, a compaixão, a justiça, a eqüidade e a retidão. É a transcendência, a meta de cada indivíduo saber que, colocando sua vida em conformidade com os preceitos divinamente ordenados, propicia o cumprimento do objetivo de sua criação: conhecer e adorar a Deus. OS LIVROS SAGRADOS da Humanidade são o elo místico que une a humanidade ao seu Criador, impulsionam a civilização e fundam os preceitos para a vida em sociedade, através do aperfeiçoamento individual.
As palavras detêm uma força, magia e inebriante beleza que cativa os ouvintes de corações puros e sinceros, fornecendo a cada ser humano que as ouve um sentido nobre para sua existência. É-nos inconcebível um mundo sem os sopros vivificadores da Divindade. Em todos os tempos, a história registra a presença da Palavra Sagrada permeando mentes e corações e forjando o progresso material e espiritual. Considerando que Deus não pode ser concebido ou objetivamente conhecido – uma vez que esta Realidade Suprema está além de nosso entendimento racional – Ele é, Oculto enquanto Essência e é Manifesto através de seres humanos que Ele escolhe e que, com o manto de profeta revela-nos, pelo Seu Verbo, de época em época, a Sua Vontade. Fonte: WA - Cidadão do mundo ... O Alcorão.O Alcorão é um dos livros mais influentes da história. Para 800 mil muçulmanos, espalhados em pelo menos 40 países do mundo ou um sexto da humanidade, ele é a Palavra textual de Deus.
É um belo poema, uma oração e um código de leis que se sobressai por sua pureza de estilo, sabedoria e verdade, constituindo por essas características uma força indutora de comportamento religioso, social e político da humanidade. Maomé, que nasceu em Meca, na Arábia, em 570 d.C. e faleceu aos 62 anos em Medina, foi o Porta-Voz de Deus à humanidade e seu livro, o Alcorão. ... O Antigo Testamento.Antiga Aliança e Pentateuco são outras designações do livro sagrado dos judeus que, complementado com o Novo testamento ou o Evangelho de Cristo, formam a Bíblia Sagrada, o livro mais lido no mundo.
Os judeus são os descendentes do pequeno povo de Israel e o Antigo Testamento conta sua história entre 1800 e 500 anos antes de Cristo. Em doze séculos, o Povo da Bíblia recebeu diversos nomes. Primeiro, Hebreus, antes de sua entrada no país de Canaã, aproximadamente em 1235 a.C.; depois o Povo de Israel, quando se estabeleceram em Canaã, até o exílio – por volta de 1235-586 a.C.; e finalmente, os Judeus, em 536 a.C., após o exílio. Os mais antigos vestígios do texto bíblico foram descobertos em 1947, nas proximidades do Mar Morto, rolos de pergaminho de 2.000 anos, conservados em jarras. Na Idade Média, os monges copiavam a Bíblia em pergaminhos. O Antigo Testamento pode ser classificado em cinco grupos distintos: A Lei, Os Livros Históricos, Os Livros Poéticos, Os Profetas e Os Livros Deuteronômicos. Foi redigido em dez séculos, não sendo assim obra de um único autor, mas de uma imensa gama de escritores, na maior parte anônimos. Nesta epopéia religiosa, anterior à invenção da escrita, transmitida oralmente de pai para filho, há milênios, há estilos bastante diversificados: narrativas históricas, como o Livro dos Reis; contos, como Jonas; poemas, como em Cântico dos Cânticos; orações, como os Salmos; ensinamentos, como Provérbios. Tão poderoso é o texto bíblico, que vem inspirando ao longo do tempo o comportamento humano, estabelecendo as bases da legislação da grande maioria dos países do mundo, que encontra nos Dez Mandamentos a base do seu ordenamento jurídico, moral e ético:
Você não terá outros deuses além de mim. Você não fará idolos. Você não falará em vão o nome de Javé. Lembre-se do dia de Sabá para o santificar. Honre seu pai e sua mãe. Não mate. Não cometa adultério. Não roube. Você não prestará falso testemunho contra o seu próximo. Você não vai cobiçar a casa do seu próximo; você não vai cobiçar a mulher do próximo, nem seu criado, nem sua criada, nem seu boi, nem seu asno, nada que pertencer ao seu próximo. — Exodo 20:3-17 Encerrando o tema... Novo Testamento...No Novo Testamento encontramos os relatos da vida de Jesus: nascimento, Jesus e João Batista, a ressureição de Lázaro, a Última Ceia, o Jardim de Getsêmane, a subida do Calvário, a Ressureição dos mortos – bem como relatos dos primeiros cristãos e seu heroísmo na proclamação desta Mensagem:
Pentecostes, os primeiros conflitos com as autoridades, o evangelho de Samaria, a conversão de um etíope, a fundação da Igreja de Antioquia, o concílio de Jerusalém, o assassinato de Tiago, Estevão – o primeiro mártir cristão, a fuga de Pedro, dentre outros. Atualmente, o Novo Testamento está traduzido em 459 línguas e mais de 15 milhões de exemplares são vendidos ou distribuídos todo ano. É, de longe, o livro mais lido e adquirido no mundo. Alguns dos ensinamentos deste Livro: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá fome, quem confia em mim jamais terá sede. — João, 6:35 O maior amor é o de dar a vida por seus amigos. — João, 15:13 Aquele que me segue não caminha nas trevas, ao contrário, ele terá a luz da vida. — João 8:12 Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens a quem ele ama. — Lucas 2:14 Mas eu lhes digo, a vocês que me ouvem: amem seus inimigos, façam o bem àqueles que os detestam. Àquele que esbofeteia sua face, apresente-lhe também a outra. — Lucas, 6:27 Quando ele se aproximava da porta da cidade, eis que levavam um morto. Era um filho único e a mãe era viúva. . . . Jesus tocou o caixão e os carregadores pararam. Ele disse: “Jovem, eu lhe digo, levante-se.” O morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. — Lucas, 7:12-16 Por volta da nona hora, Jesus clamou bem alto: “Eli, Eli, lamma sabactáni”, isto é, “meu Deus, meu Deus, porque você me abandonou?” \ Mateus... ... Concluindo...Mas mesmo assim, não podemos afirmar...
com absoluta certeza a veracidade destes ensinamentos e dizeres. ... A análise destes textos deverão ser feitas consoante os fatos históricos e as interpretações por mais lógicas que aparentam ser, são normalmente subjetivas. Por isto, esta gama infinda de interpretações e este número crescente de religiões e arautos (pastores) da fé que se auto-proclamam profetas e iluminados pela "PALAVRA DE DEUS". ... Muitos deles (pastores) afirmam serem representantes "vivos" aqui na terra e interpretam as palavras dos textos sagrados consoante seus interesses. ... Vigiai e orai, para não cairdes em tentação... Esta também é uma frase bíblica... www.laerciobeckhauser.com Publicado por Beckhauser em 04/06/2008 às 08h25
|