(Lalá do Brasil)
Labeck = LBW
|
15/04/2008 13h40
CRIATIVIDADE = ÁREA PARA FUMANTES...
Teto pintado para área de FUMANTES...
Atualmente devido ao maior conhecimento das consequências maléficas da inalação do fumo e ao incômodo provocado pela fumaça, foram criadas zonas de não-fumantes em muitos locais públicos.
Um cigarro aceso, num cinzeiro. O filtro é identificado pela parte a cor laranja.
Os efeitos à saúde causados pelo fumo de tabaco se referem diretamente à tabagismo assim como à inalação de fumaça ambiente ( tabagismo passivo). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 16% da população brasileira é fumante. A OMS também estima que em países desenvolvidos, 26% das mortes masculinas e 9% das mortes femininas podem ser atribuídas ao tabagismo. Desta forma, o tabagismo é uma importante causa de morte prematura em todo o mundo.
Doenças associadas ao tabagismo incluem:
- Várias formas de câncer, particularmente câncer de pulmão [9], câncer dos rins [10], da laringe, Cabeça, pescoço, mamas [11] [12], bexiga, esôfago, pâncreas e estômago. [13]. Há evidências de risco aumentado de leucemia, câncer de pele, fígado, colo uterino, intestinos, Vesícula biliar, adrenal, além de correlação com tumores infantis.
- Doenças Cardio-vasculares;
- Acidentes vasculares cerebrais;
- Doença vascular periférica;
- Distúrbios respiratórios, como bronquite, Doença pulmonar obstrutiva crônica e enfisema;
- Tromboangeite obliterante;
- Impotência sexual;
- Catarata;
- Redução da memória e dificuldade de aprendizado em tabagistas adolescentes
-
Componentes do tabaco
Na combustão do tabaco produzem-se milhares de substâncias que são transportadas pelo fumo até aos pulmões. Estas substâncias actuam principalmente sobre o aparelho respiratório, mas algumas delas são absorvidas passando para a corrente sanguínea a partir da qual actuam sobre o organismo. Tais substâncias podem agrupar-se do seguinte modo:
Nicotina É uma droga psicoactiva responsável pela maior parte dos efeitos do tabaco sobre o organismo e gera dependência física. A duração média da nicotina no sangue é inferior a 2 horas, e se a sua concentração for reduzida aparecem os sintomas que alertam o fumador para a necessidade de um novo cigarro.
Irritantes O fumo do tabaco contém muitas substâncias irritantes como a acroleína, fenóis, peróxido de nitrogénio, ácido cianídrico, amoníaco, etc., que provocam a alteração dos mecanismos de defesa do pulmão e a contracção bronquial pela estimulação das glândulas secretoras da mucosa.
Alcatrão e outros agentes cancerígenos Todas as substâncias tóxicas que contribuem para as neoplasias associadas ao consumo do tabaco, sendo a mais estudada o alfabenzopireno.
Monóxido de Carbono È um gás incolor de elevada toxicidade presente em grande concentração no fumo do tabaco. Este gás tem uma grande facilidade em se associar a hemoglobina, diminuindo a capacidade de transporte de oxigénio.
Outros compostos químicos
O tabaco, ao todo, é composto por:
- Alcatrões;
- Nicotina;
- Ácido cianídrico;
- Monóxido de carbono;
- Compostos cancerígenos.
Publicado por Beckhauser em 15/04/2008 às 13h40
|