48 - História Genealógica Humana - Pesquisa Familiar - “Ancestrais psíquicos” e de “Almas de ancestrais”
História Genealógica Humana
"Os caminhos que conduzem o homem ao saber são tão maravilhosos quanto o próprio saber”.
(Johannes Kepler)
Genealogia:
A árvore de descendência ou de geração inclui todos os descendentes ou os representantes de um determinado indivíduo (Verbo, Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, vol. II, 1466).
Ascendente e descendente:
De ascender. Vocábulo documentado, na língua portuguesa,
no séc. XVI.
A acepção de «superioridade, predomínio de alguém sobre outrem», documenta-se em 1712, mas o Dicionário da Língua Portuguesa publicado pela
Academia Real das Ciências de Lisboa [1793] já considerava galicismo tal emprego (José Pedro Machado, Dicionário Etimológico, I, 328).
Indicado, por sua origem do verbo latino ascendere (subir), a ação do que subiu, ou mostrando aquilo que está acima, na linguagem jurídica significa toda pessoa que, parente da outra, por linha reta, veio antes dela.
Está, assim, acima dela, na genealogia ou no grau de parentesco, visto que dela proveio a que está na ordem posterior da sucessão.
A ascendência é, assim, formada pelos pais, avós, bisavós, trisavós, etc. E a ela se antepõe a descendência, que significa precisamente o inverso. Enquanto a primeira vai à linha que sobe, a segunda se registra na linha que desce.
O parentesco pode ser legítimo ou ilegítimo, natural, ou civil.
O grau de parentesco, na ascendência,
conta-se por geração:
pai, avô, bisavô, trisavô, etc. [De Plácido e Silva -
Vocabulário Jurídico, I, p.210; Joaquim José
Caetano Pereira de Souza - 1825].
Do latim ascendente-, «que ascende». Vocábulo documentado, na língua portuguesa, no séc. XV, no sentido de «que ascende». O de «antepassado» já aparece no latim do Digesto de Júlio Paulo. Documentado no séc. XVI, nas Ordenações de D. Manuel. A variação acedente doc. no séc. XV (José Pedro Machado, Dicionário Etimológico, I, 328). Que sobe, que se eleva, que se dirige para cima.
O pai, o avô, o antepassado. Qualquer parente em linha reta ou colateral ascendente.
«Diz-se em linha reta a constituída pela série dos graus entre pessoas que descendem umas de outras; e denomina-se ascendente quando se considera como partindo do que procede para o progenitor.
Para os efeitos da sucessão legítima, os ascendentes consideram-se na ordem seguinte aos descendentes. Se o testador não tiver descendentes ao tempo da sua morte, mas tiver ascendentes, pai ou mãe vivos, a estes ascendentes pertencerá metade dos bens que possuir.
Se tiver outros ascendentes, pertencer-lhes-á a terça parte desses bens (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, III, 250)
Afinidade
Do latim affinitãte-, «vizinhanças; parentesco por aliança»; por via culta. Vocábulo documentado, na língua portuguesa, no séc. XV (José Pedro Machado, Dicionário Etimológico, I, 131).
Direito Civil: Originado do latim affinitas significa o parentesco, que se contrai pelo casamento.
Compreende-se, assim, como a aliança ou conjugação, que decorre como efeito do casamento, entre um dos conjugues e os parentes do outro. Por essa forma, cada conjugue é aliado aos parentes do outro pelo vínculo da afinidade.
E mesmo com a dissolução do casamento, por morte ou desquite, o parentesco afim, em linha reta, não se dissolve.
O parentesco por afinidade de um conjugue aos parentes do outro, se mede pelos mesmos graus com os parentes por consangüinidade deste [De Plácido e Silva - Vocabulário Jurídico, I, p.96].
Incorreto será, assim, falar de parentes por afinidade, posto que o parentesco se forma entre as pessoas que descendem umas das outras ou de um tronco comum.
A afinidade não gera afinidade (por exemplo, os afins de um mesmo cônjuge não são afins entre si) e não cessa pela dissolução do casamento donde proveio.
Como impedimento matrimonial, o direito canônico (e não o direito civil) atribui relevância à Afinidade ilegítima, ou seja, à que resulta de meras relações de concubinato (Mário Raposo - Verbo, Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, vol. I 517). Direito Canônico: Consiste no vínculo legal existente entre um cônjuge e os consangüíneos do outro, mesmo ilegítimos.
Os consangüíneos de um cônjuge são afins do outro no mesmo grau e na mesma linha de consangüinidade, multiplicando-se os graus de afinidade na medida em que se multiplicam os de consangüinidade ou em que se realizam sucessivos matrimônios com consangüíneos do cônjuge defunto (Verbo, Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, vol. I 517).
Alcunha ou Apelido:
Do árabe "Al-Kunia". Deriva-se do verbo "Kana" (Alcunhar). Apelido geralmente depreciativo, que se dá a um indivíduo, derivado de alguma particularidade física ou moral.
Antigamente era uma designação aplicada a lugares, em função de alguma particularidade digna de nota. Consideram-se, também, os nomes de famílias tirados de uma profissão, como alcunha. Estes apelidos grosseiros foram adotados, por alguns indivíduos, como sobrenome, perpetuando-os em seus descendentes. Exemplo: em Portugal - Caldeirão - esta família tem origem em Fórtum Ortiz Caldeirão. Dizem ter sido o primeiro que recebeu este apelido "por que nasceu como morto e foi jogado a um caldeirão, até que seu choro advertiu aos pais que viviam".
Ancestral:
Do inglês ancestral, «o que se refere ou provém dos ancestors, os antepassados», por sua vez do antigo francês ancestre (moderno ancêtre), este do latim antecessor, nominativo. Vocábulo documentado, na língua portuguesa, no séc. XIX, devido, segundo parece, à expansão da obra de Darwin (José Pedro Machado, Dicionário Etimológico, I, 245).
Em vez de: avito, avoengo, avoenga, relativo a antepassados, avós - é palavra rejeitada pelos puristas como galicismo (em fr. Ancestral, do fr. Antigo ancestre). Encontra-se, contudo, debaixo de pena dos melhores autores
(Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, II, 497)
Ancestralidade:
Em vez de: herança de avós, avoenga, atavismo,
é galicismo.
(Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, II, 497).
Pesquisa Familiar
A pesquisa de uma família poderá ser feita com o auxílio de muitos endereços.
Endereços físicos, de parentes próximos ou longínquos e também em endereços virtuais na Internet, na rede mundial de computadores.
O analista americano Dr. Erlo van Waveren afirmou que “todos nós carregamos um mito, a esplêndida história que a vida vive em nós, quer a gente saiba ou não. Desde tempos imemoriais as pessoas vêm tecendo lendas, mitos e narrativas simbólicas que contêm verdades impossíveis de serem expressas em palavras comuns”.
Jung em seus estudos afirmava que no contexto da cultura ocidental alguns conceitos devem ser colocados sob “luz mais ou menos científica”. Afirmava ainda com eufemismos de “componentes ancestrais”, “ancestrais psíquicos” e de “almas de ancestrais” referindo-se, talvez, a concepção da imortalidade da consciência (alma).
No livro de Hermínio Correia de Miranda – As Sete Vidas de Fénelon -, há explicações a respeito de entidade espiritual em busca do passado do Dr. Erlo van Waveren, a fim de proceder a uma reavaliação da experiência vivenciada em suas fases vitais (corporais).
É uma viagem às profundezas ignotas do próprio eu, narrada por este analista do século XX, que viveu grande parte de sua vida em Nova Iorque (USA).
Mas este é um estudo que deveremos fazer em outra oportunidade, quando o tema principal for a interação das diversas personalidades no contexto da individualidade.
O objetivo do estudo genealógico é o nosso posicionamento histórico no contexto mundial e nas diversas transformações sociais e geográficas de todos componentes do nosso grupo familiar em relação a toda humanidade.
Existem muitos endereços eletrônicos a disposição dos estudiosos e curiosos em genealogia e disciplinas afins, disponíveis em todo o globo e em muitas línguas usadas na atualidade.
A relação de endereços eletrônicos a disposição na Internet (2008 d.c.) poderão servir para análise e informações adicionais no estudo desta área.
Links Internacionais e nacionais.
Links para outras páginas, em inglês, que tem mais dicas e ajudarão a começar a pesquisar seus ancestrais estrangeiros ou superar difiuldades.
About.com Genealogy - Recursos, Links, explicações, Artigos, Chat, Foruns, e mais.
http://genealogy.about.com/
Cyndi's List - Links para cada assunto que você possa imaginar.
http://www.cyndislist.com/
Family Search - A versão online do Centro de História da Família da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, os mórmons.
http://www.familysearch.org/
Genealogy.com - Um bom recurso em história familiar.
http://www.genealogy.com/genealogy/index.html
Genealogy Exchange - Informações para descendentes de americanos!
http://www.genexchange.com/
Genealogy Gateway - Informações e links para outros sites.
http://www.gengateway.com/genalogy.htm
Ibertek Website - Um site comercial americano com bastante informação grátis sobre genealogia e história e geografia mundiais. Links para sites internacionais que podem auxiliar as pesquisas de imigrantes.
Treasure Maps - Um guia de genealogia na Internet
http://www.firstct.com/fv/tmaps.html
Links e Recursos.
Faça pesquisa no google.
Bibliotecas e Arquivos Públicos
Biografias
Cartórios e Registros Vitais
Cemitérios
Censos
Centros de História da Família
Consultas e Voluntários
Diretórios
Jornais e Obituários
Listas de Discussão
Páginas Familiares
Exemplo:
www.familiabeckhauser.com.br
Primeiros Passos
Registros de Notários e da Corte
Registros Eleitorais
Registros de Igrejas
Registros de Imigrantes
Registros Militares
Registros de Propriedade
Sociedades e Sites de Genealogia
Testamentos e Inventários
Universidades
Miscelânea de Links
Fotos e Documentos Antigos
Documentos e fotos antigos são os principais instrumentos de trabalho dos genealogistas e merecem ser preservados. Aqui alguns links onde você pode ver fotos de documentos antigos, transcrições de seus textos, ou obter informações sobre restauro e preservação. Procure mais pela internet.
Almanaques e Documentos do império - Fotos de documentos do Império online
Laboratório da Unicamp - Informações sobre preservação, conservação e restauro
Site de Maria José Távora - Mais informações sobre documentos coloniais e restauração
Biblioteca Pública - Transcrição de dezenas de documentos históricos
Preservação de documentos - Uma lista gigante de sites sobre o assunto
Museus
Os museus históricos brasileiros e centros de memória municipais possuem grandes quantidades de materiais de interese genealógico. Verifique o que existe disponível em sua região. Alguns links de museus, note que os links para museus nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais encontram-se nas Páginas GenWeb Estaduais.
Museu Histórico Nacional
Academia Brasileira de Letras
Fundação Oscar Niemeyer
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico - IPHAN
Museu Aeroespacial
Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás
Museu Antropológico Diretor Pestana
Museu Casa de Portinari
Museu Casa de Ruy Barbosa
Museu Castro Maya
Museu da Cachaça
Museu da Cidade de Recife
Museu da Imagem e do Som (MIS - Paraná)
Museu da República
Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)
Museu Imperial
Museu Villa-Lobos
Links para Órgãos do Governo
ABIN - Agência Brasileira de Inteligência
AGÊNCIA BRASIL - O Portal da Cidadania
Agência Brasileira de Cooperação
ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica
Anistia Internacional Brasil
Arquivo Nacional
ASSP - Associaçao dos advogados de São Paulo
Assembléias Estaduais e Câmaras Municipais
Câmara de Deputados
Casa da Moeda
Caixa Econômica Federal
Central Hidroeléctrica de Itaipú;
Comando da Aeronáutica
Conselho da Justiça Federal
Conselho Federal da OAB
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Congresso Nacional Online
Constituição Brasileira
Consulta Processual via Internet
DNER - Departamento Nacional de Estradas de Rodagem
DPC - Diretoria de Portos e Costas
DATAPREV - Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social
DATASUS - Fundação Nacional de Saúde
Diário do Senado Federal
ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
EMBRATEL - Empresa Brasilera de Comunicaciones
EMBRATUR - Empresa Brasileira de Turismo
Estados da Federação
FGV - Fundação Getúlio Vargas
FNS - Fundação Nacional de Saúde
FUNAI - Fundação Nacional do Índio
FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Fundação CAPES
Governo do Brasil
IN - Imprensa Nacional
Imprensa Oficial
Informativo Jurídico
IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia Estatística
IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal
IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informaçãoo em Ciência e Tecnologia
INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
INCA - Instituto Nacional de Câncer
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
ILAM - Instituto Latinoamericano
InterLegis
Memorial da América Latina
Ministério da Aeronáutica
Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Ministério de Ciencia e Tecnologia
Ministério das Comunicações
Ministério da Cultura
Ministério da Defesa
Ministério da Defesa - Aeronáutica
Ministerio da Defesa - Marinha
Ministério Desenvolvimento Agrário
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Ministério da Educação
Ministério do Exército
Ministério da Fazenda
Ministério da Integração Nacional
Ministério da Justiça
Ministério da Marinha
Ministério do Meio Ambiente
Ministério de Minas e Energia
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios
Ministério Público Militar - MPM
Ministério Público da União
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Ministério da Previdência e Assistência Social
Ministério das Relações Exteriores
Ministério da Saúde
Ministério do Trabalho e Emprego
Ministério de Transportes
Ordem dos Advogados do Brasil - OAB
Polícia Federal
Polícia Rodoviária Federal
Política Online
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Procuradoria Geral da República
Procuradoria da República no Distrito Federal
Procuradoria-Geral do Trabalho
Previdência Social
Poder Judicial
RADIOBRÁS - Empresa Brasileira de Comunicação S.A.
REDE GOVERNO
Rede Brasileira de Promoção Comercial
Rede Nacional de Pesquisa - RNP
Secretaria de Estado de Comunicação de Governo
Secretaria da Receita Federal
Secretaria de Estado dos Direitos Humanos
SEADE Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SP)
Senado Federal
SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados
SIAPENET (SIAPE - Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos)
SICE/OAS - Sistema de informação de Comércio Exterior
STF - Supremo Tribunal Federal
STJ - Superior Tribunal de Justiça
TST - Tribunal Superior do Trabalho
Tribunais Eleitorais
Tribunais de Justica
Tribunais do Trabalho
STM - Superior Tribunal Militar
....
Programas de Genealogia
Ancestral Quest - Compatível com bancos de dados PAF.
http://www.ancestralquest.com/
Family Reunion - Fácil de usar.
http://www.famware.com/
Family Tree Maker - Completo e usual.
http://www.genealogy.com/soft_ftm.html
Legacy - Programa fácil de usar. Baixe de graça.
http://www.legacyfamilytree.com/Index.asp
Reunion - Este é para Mackintosh!
http://www.leisterpro.com/
PAF - O programa dos mórmons, há versão em português.
The Master Genealogist - Conhecido como "TMG," é poderoso e faz tempo tem a reputação de "faz tudo".
http://www.whollygenes.com/
Ultimate Family Tree - Diagramação e facilidade de uso.
http://www.uftree.com/
Observação final:
Faça pesquisas contantes, pois há sempre inovações em novos programas, em diversas línguas e com novas opções.