www.laerciobeckhauser.com http://br.youtube.com/labeckhauser

LAÉRCIO  BECKHAUSER =  LBW +  Cosmos Brasil World

"Conhecimento é poder"  - Leia os textos! - LBW =  Beckhauser agradece!!!

(Lalá do Brasil) Labeck = LBW
Meu Diário
14/04/2008 10h28
44 - Genealogia como "Ciência da História da Família"

"Na família, a reflexão é pautada na capacidade e na finalidade de conhecer e agir. Este conhecimento nos leva a ter uma reflexão filosófica, às vezes intuitiva, de nossas crenças e opiniões através da visão crítica de nós mesmos."
 (By Laércio Beckhauser -
www.laerciobeckhauser.com).

Genealogia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A genealogia é uma ciência de raiz histórica, que estuda a evolução e disseminação das famílias e respectivos apelidos.

"Estudando as paixões, a liberdade,  a vontade,  a perspicácia e os vícios dos familiares e analisando a racionalidade dos limites dos desejos e paixões, chegaremos a forma do  "conviver" da família de uma forma honesta e justa com os outros seres humanos.") (By Laércio Beckhauser).

É também conhecida  a genealogia como "Ciência da História da Família", pois tem como objetivo desvendar as origens das pessoas e famílias por intermédio do levantamento sistemático de seus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos interfamiliares. Tal levantamento pode ser estendido aos descendentes de uma determinada figura histórica o que também se engloba no âmbito do estudo dessa ciência.

Como fazer sua pesquisa genealógica. A consciência de família e de tradição é a raiz da cidadania e da auto estima. O conhecimento da origem da família, sua ligação a uma tradição, a uma cultura, a uma religião, é o campo da Genealogia.

Esse conhecimento é parte fundamental da estrutura de identidade do Eu e requisito fundamental também para a autenticidade e maturidade da personalidade de cada um.

O propósito destas páginas é estimular o interesse das pessoas pela pesquisa genealógica.

O entendimento desse papel fundamental da genealogia é, no entanto, dificultado pela tendência da maioria das pessoas a achar que somente a família que se liga à nobreza européia merece estudo.

Isto subverte a pesquisa; leva o indivíduo a procurar primeiro o seu sobrenome entre as famílias nobres, a copiar brasões e enlear-se num sonho de fidalguia sem conhecer primeiro sequer quem foi seu avô.

O estudo da origem da família deve ser despido de qualquer preconceito, idéia pré-concebida, excesso de imaginação, etc. Deve ater-se aos documentos, e lembrar-se de que mesmo entre as famílias nobres existem vários ramos diferentes com o mesmo sobrenome.

Portanto, a pesquisa genealógica deve partir da identidade dos pais, dos avós, bisavós, e prosseguir em recuo até onde for possível chegar com base na documentação dos arquivos.

http://www.laerciobeckhuser.com

Bem-vindo ao Beckhauserfamilienweb

http://www.familiabeckhauser.com.br

Traga as suas idéias para o site da Familia Beckhauser

Todos são bem-vindos!
Discuta nossa genealogia na http://www.beckhauser.com/familia , e volte sempre!

Muitos de nós  tentam realizar uma excelente pesquisa genealógica (ou contratam profissionais para investigarem arquivos) e investem  um grande esforço na construção nas árvores genealógicas. Contudo, todas estas árvores, por muito sofisticadas que sejam, crescem em isolamento e solidão.

Um dos principais objetivos da família Beckhauser é providenciar um local centralizado na Internet com informação de parentesco de todas as pessoas que fazem parte de nossa consangüinidade, com construção automática de árvores de linhagem, e observar a emergência gradual da floresta familiar da nossa família  Beckhauser e Afins a nível global.

Pode parecer uma tarefa de grandes dimensões, mas de fato não o é. Há muito pouca informação que precisa ser introduzida sobre cada pessoa - apenas o nome, nomes dos seus filhos/filhas, e informação de nascimento e falecimento; as histórias individuais ou coletivas com fatos interessantes poderão ser inseridos com o tempo.

A Família Beckhauser está fazendo o resgate genealógico  e histórico

de seus componentes com o auxílio de muitos  descendentes e afins familiares.

Joinville, 15 de agosto de 2005.

laerciobeckhauser@gmail.com

=====================================================================================

 

Die Beckhauserbuch  - O Livro dos Beckhauser's

 

A juventude e a velhice

 “Choremos a juventude e a velhice também,
pois a primeira foge e a segunda sempre vem."
 (Teógnis, poeta grego).

A genealogia afirma que os pais de Johan Karl Beckhäuser foram respectivamente Heinrich Peter Beckhäuser (*1784 + 1866),  proveniente de Hambach, Birkenfeld, Hunsrück, Alemanha ,  casado em 20-01-1813 com Dorothea Elisabeth Marx (mãe) de Schwollen. Observem o parentesco de Dorothea E. Marx, com  Karl Marx, que escreveu o livro "Das Kapital", ambos eram da mesma região alemã.

Karl Marx

Origem: Wikiquote, a enciclopédia livre.

(by commons)
Ampliar
(by commons)

Karl Heinrich Marx (5 de Maio de 1818 [Trier (Tréveris), Alemanha] - 14 de Março de 1883 [Londres]) foi um filósofo, cientista social, economista, historiador e revolucionário alemão.

Frei Alberto Beckhäuser, escritor e sacerdote franciscano em Petrópolis, RJ, Doutorado em Liturgia, estudou em Roma durante o Concílio Vaticano II, escreveu mais de duas dezenas de livros, afirma em seu livro "Ernesto Beckhäuser - A Vida de um Homem Honrado" , livro da vida e de seu pai, que a família Beckhäuser é originária da região de Hunsrück, na diocese de Trier ou Tréveris, junto ao rio Reno, Alemanha.

O avô paterno de Johann Karl Beckäuser foi Franz Nikolaus Beckhäuser , de Hambach, Hunsrüch e sua profissão era guarda-florestal,  sendo casado com Elisabeth Werres.

O avô materno de Heinrich Peter Beckhäuser era Johann Nikolaus Marx, de Schwollen, camponês e casado com Elisabeth Dorothea Bierbrauer, consoante pesquisa feita na Alemanha  por Frei Alberto Beckhauser, OFM, (Petrópolis - RJ)

O bisavô paterno de Heinrich Peter Beckhauser (*1784 + 1866), consoante registros pesquisados na Internet pelo advogado Luís André Beckhäuser, (Joinville - SC)  foi Johannes Nikolaus Beckhäuser (nascido em 19-out-1752) e seu trisavô paterno foi Jois Theodori Beckhäuser ( nascido aproximadamente em 1720 ?).
(Estes dados deverão ser confirmados, se possível).


Atitude e Pensamento Crítico


Em todos agrupamentos humanos existe um senso comum, há pré-conceitos, há pré-juízos nos relatos de antepassados familiares.

Muitos dizem e pensam que o que foi dito é verdadeiro.

Na atitude crítica há o questionamento das coisas, das idéias, dos fatos, dos valores e dos comportamentos do grupo.


No estudo de uma família e na reflexão individual há a necessidade de serem feitas as seguintes perguntas:


a) Quem (o que) somos?

b) Por que somos?

c) Como somos?



Estamos diante do estudo da "Filosofia da Vida". Aliada à genética e à genealogia podemos tirar proveito destes conhecimentos e esta "Filosofia  de Vida"  poderá se tornar "a arte do bem viver".


Estudando as paixões, a liberdade,  a vontade,  a perspicácia e os vícios dos familiares e analisando a racionalidade dos limites dos desejos e paixões, chegaremos a forma do  "conviver" da família de uma forma honesta e justa com os outros seres humanos.


A cultura dos antepassados ensina-nos o princípio básico e necessário do bem-viver.





Reflexão Familiar


Na reflexão, o pensamento volta para si mesmo.

Somos seres pensantes que se relacionam com nossos semelhantes, com aves, plantas, animais, coisas animadas e inanimadas.


Reagimos através da palavra, ações, gestos, atitudes, desejos e vontades.

Na família, a reflexão é pautada na capacidade e na finalidade de conhecer e agir. Este conhecimento nos leva a ter uma reflexão filosófica, às vezes intuitiva, de nossas crenças e opiniões através da visão crítica de nós mesmos.


Karl Marx, conterrâneo e contemporâneo de Johann Karl Beckhäuser, na Alemanha, afirmava que era necessário conhecer a Filosofia para transformar o mundo, onde haveria justiça, abundância e felicidade.


Esta reflexão filosófica do conhecimento familiar é útil para a liberdade e felicidade individual e como conseqüência direta, para o bem-estar coletivo e grupal.






A Brevidade da Vida

O tempo é célere, rápido, passageiro!...


Com o estudo de nossos antepassados e com a projeção da existência de nossos descendentes, observamos que o tempo é célere, rápido, passageiro e a criança de ontem já é o tio de hoje e o avô de amanhã.

Logo este personagem estará na lembrança de seus descendentes.

 Tendo os registros históricos, fará parte  na genealogia de uma família  de um agrupamento humano.

A brevidade da vida não lhe garante a lembrança histórica, e se esta acontecer, a família será mencionada pelo seu nome.

Somente o que lhe resta, nesta cultura, é o registro pessoal do agrupamento familiar que por determinação legal, religiosa e cultural teve nome e sobrenome.

O nome familiar, normalmente se sobressai, às vezes, um apelido, mas no registro jurídico e histórico, o valor legal da família é o que normalmente possui o maior valor e lembrança.


Genealogia e História

Os gregos agregaram ao seu pensamento e sua cultura a agrimensura dos egípcios, a astrologia dos caldeus e os mistérios religiosos dos orientais nos temas de purificação da alma para não haver a continuidade da reencarnação (calma).

A história surgiu como um ramo da genealogia, pois os mitos gregos se basearam em deuses com casamentos com humanos, enriquecendo a mitologia da era clássica grega.

Os persas, já relatavam todos seus reis com uma genealogia esmerada.

A Bíblia dos judeus, no antigo testamento dá mostras da importância da genealogia de seus governantes e também de Jesus Cristo descrita no Novo Testamento por Apóstolos.

Há entre muitos povos, organizações particulares e religiosas que se preocupam com a genealogia.

Na Internet, na rede mundial de computadores, há endereços muito úteis a quem quiser se dedicar a este estudo. Existem conhecimentos e registros de diversas famílias em diversas nações e lugares diferentes. Vale o esforço coletivo e individual na coleta destas informações.


Autoridade Racional

A "filosofia científica" não admite contradições e exige que a explicação seja coerente, racional e lógica.

A autoridade da explicação é proveniente da razão que é a mesma para toda humanidade.


Por isto, este estudo genealógico exige uma pesquisa histórica acurada, para que sejam comprovadas as teses levantadas com todo rigor científico.


Ressalvas e Correções

Ressalvamos que existem alguns questionamentos que possam oferecer respostas conclusivas, contudo a solução definitiva poderá sofrer à análise, à crítica, à discussão e à demonstração, até que possa se tornar "verdade", comprovada pela razão.

Não há nesta genealogia histórica da "BECKHÄUSERGONIA" ou de qualquer outra genealogia humana nenhuma explicação preestabelecida, podendo haver outras condizentes com outros fatos e informações.

Joinville, Chácara da Oma, 12 de agosto (sexta-feira) de 2005.

laerciobeckhauser@gmail.com

Observação:
Em 2006, foi lançado em Florianópolis, o livro
A HISTÓRIA DA FAMÍLIA BECKHAUSER NO BRASIL
escrito por diversos familiares Beckhauser
e organizado pelo historiador e pesquisador Toni Jochem.

 

A História da Família Beckhäuser
no Brasil
-
Diversos Autores -
 

Livro = A História da Família Beckhäuser no Brasil - Diversos Autores - novembro


Publicado por Beckhauser em 14/04/2008 às 10h28

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
www.laerciobeckhauser.com (Lalá do Brasil) = LBW Labeck