www.laerciobeckhauser.com http://br.youtube.com/labeckhauser

LAÉRCIO  BECKHAUSER =  LBW +  Cosmos Brasil World

"Conhecimento é poder"  - Leia os textos! - LBW =  Beckhauser agradece!!!

(Lalá do Brasil) Labeck = LBW
Meu Diário
12/04/2008 13h32
11 - Genética, Gens, Genoma. Hereditariedade...

 


Genética

Estudo da Genética, genes, hereditariedade, Projeto Genoma Humano, problemas genéticos, doenças genéticas


Cor dos olhos: determinação genética

O que é Genética?


A Genética é o ramo da biologia que estuda a transferência das características físicas e biológicas de geração para geração. Muitas cientistas acreditam que a explicação para inúmeros problemas genéticos se encontra nos genes.

A hereditariedade é a herança genética que recebemos de nossos antepassados, seja ela, características físicas ou, até mesmo, doenças. Daí a explicação de filhos se parecerem com o pai, com a mãe, avô, avó, tio, tia e até parentes mais distantes.

Uma outra forma de se observar a hereditariedade, é através do cruzamento de um rato branco de pêlo liso com um rato preto de pêlo eriçado.

Os filhotes deste cruzamento certamente nascerão pretos e com pêlos eriçados, pelo fato dos genes do rato preto serem mais fortes; contudo, quando estes filhotes atingirem a idade adulta, poderão ter crias de pêlo branco e liso. Isso se deve a mistura de genes que eles possuem.

Atualmente há muitas pesquisas sobre o código genético. Os cientistas acreditam que graças a estes estudos, futuramente será possível eliminar as doenças de origem genética que atingem inúmeras pessoas em todo o mundo.

Entre as principais doenças de origem genética, podemos citar : síndrome de down, talassemia, albinismo, daltonismo, doença de Alzheimer, epilepsia, hemofilia A e B, leucemia etc.


O que é o genoma humano?


Podemos dizer que genoma é o código genético do ser humano, ou seja, o conjunto dos genes humanos.

No material genético podemos encontrar todas as informações para o desenvolvimento e funcionamento do organismo do ser humano. Este código genético está presente em cada uma das nossas células.

O genoma humano apresenta-se por 23 pares de cromossomos que contem interiormente os genes.

Todas as informações são codificadas pelo DNA, o ácido desoxirribonucléico. Este ácido, que tem um formato de dupla hélice, (veja figura do DNA acima) é formado por quatro bases que se juntam aos pares: adenina com timina e citosina com guanima.

A utilidade do genoma humano


Através do mapeamento genético do genoma humano será possível, muito em breve, descobrir a causa de muitas doenças. Muitos remédios e vacinas poderão ser desenvolvidos a partir das informações obtidas pelas pesquisas genéticas. Descobrindo a causa de várias doenças, o ser humano poderá adotar medidas de prevenção.

Através de pesquisas genéticas e exames, já é possível detectar se um ser humano tem predisposição para sofrer de certas doenças ou se um embrião herdou doenças graves. Em breve, quando forem descobertas as funções de todos os genes humanos, outros benefícios virão.

O Projeto Genoma


O geneticista Craig Venture, dono da empresa de pesquisas genética Ventura, completou em 2000 o sequenciamento genético de todos os genes humanos. Foram identificadas todas as bases (moléculas químicas que formam o DNA ).

Paralelamente o Projeto Genoma, que teve a participação de várias instituições de pesquisa do mundo todo, também concluiu o mapeamento genético.


Fonte:

http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/genetica/

...

Gene = Conceitos e dados

Gene

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este esquema ilustra o gene com relação à estrutura do DNA e um cromossoma (direita).
Ampliar
Este esquema ilustra o gene com relação à estrutura do DNA e um cromossoma (direita).

O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica, mais ou menos longa, de ácidos nucleicos. O conjunto dos genes de um organismo, população ou espécie constitui o genoma.

Os genes são um dos factores que determinam as características dos seres vivos. Outro factor importante é o ambiente.


Tipos de genes

1. Genes estruturais, que codificam proteínas que podem ser reguladoras de genes, ou codificam RNA específico que só sofre transcrição. Muitos genes são constituidos por regiões codificantes (exons) interrompidas por regiões não codificantes (introns) que são eliminadas na formação do RNA. A sequência de bases presente no RNA determina a sequência de aminoácidos da proteína por meio do código genético.


2. Genes reguladores, sem transcritos, como:

1. Genes ou seqüências de replicação que especificam o local de iniciação e terminarão da replicação do DNA.
2. Genes de recombinação que proporcionan os locais de união para as enzimas de recombinação.
3. Genes de segregação que são os locais específicos onde as fibras do fuso mitótico, durante a meiose, aderem aos cromossomos durante à segregação na mitose e meiose.
4. Genes com seqüencias de DNA que reconhecem e interagem com proteínas, hormonas e outras moléculas.

Número de genes com alguns organismos

1. Sequências de repetição e sequências sem sentido.

organismo Nº de genes par de bases
Plantas <50000 <1011
Humanos 35000 3x109
Moscas 12000 1.6x108
Fungos 6000 1.3x107
Bactérias 500-6000 5*105-107


...
Tópico 11 - 12 abril 2008 - sábado

Publicado por Beckhauser em 12/04/2008 às 13h32

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
www.laerciobeckhauser.com (Lalá do Brasil) = LBW Labeck