![]() 27/01/2008 23h34
Visita a Aracajú - Sergipe e arredores - Janeiro de 2008 - Brasil - Nordeste.
Aracaju - Sergipe = Belezas e imagens!Amigos e amigas...
Visitei, amei e estou repassando este pedaço do Brasil que é um paraíso... Vale a pena ver estas belezas, estas imagens e este povo! Aracaju, terra dos cajueiros, dos manguezais e dos caranguejos... das praias de águas mornas, das festas juninas autênticas, de um povo bom e hospitaleiro... Com 503.000 habitantes (censo 2007), é a capital do Estado de Sergipe, no nordeste brasileiro, considerada uma das melhores qualidades de vida do Brasil. A terra do Sol e da Luz... ________________________________________ VEJAM OS VIDEOS: 1ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=IF6CkmIS 2ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=iY2jfsmO Mais uma capital do nordeste... Para incentivo e ...ver as belezas de João Pessoa... fotos + video + textos...
Veja que beleza de cidade e região: http://www.skyscrapercity.com/showthrea
Olá.
Ao chegar em Aracaju, a primeira visita foi ao mirante.
![]() Mirante da 13 de Julho
às margens da Avenida Beira Mar.
Deste Mirante (coberto), é um ponto turístico e são dados as informações turísticas de Aracajú. Bela vista da cidade
Fiquei impressionado com a beleza da catedral metropolitana.
Datada de 1862, abriga a paróquia de Nossa Senhora da Conceição. No dia 08 de dezembro acontecem manifestações católicas e de sincretismo religioso. Pela manhã a lavagem das escadarias e à tarde a procissão em homenagem à Santa, padroeira de Aracaju. Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1985, o templo religioso tem na sua arquitetura elementos dos estilos neoclássico e gótico. Em sua sacristia é possível admirar a obra de Horácio Hora intitulada "A Virgem". A gastromomia é excelente nesta capital nordestina. GastronomiaO amplo sentido da palavra viajar nos leva, entre outras coisas, a conhecer as belezas naturais, os atrativos culturais, os costumes dos povos e os sabores do lugar. Delícias do sertão e do mar são um atrativo turístico à parte, quando nos referimos à gastronomia Aracajuana. Caranguejos, aratus, siris, robalos, carne do sol, queijo de coalho, beijus, suco de mangaba, cajuroska, licor de genipapo, pirão de pitu, macaxeira, inhame... Gostosuras que dão água na boca de qualquer ser humano, são oferecidas nos diversos bares e restaurantes de Aracaju e de todo o estado.
Na cultura do sergipano estão presentes uma mesa, um tamborete, um martelo de madeira e saborosos caranguejos. Servido cozido na água, sal e limão, catado como recheio de pastel, ou ensopado, patinhas à milanesa ou vinagrete, encantam os que têm o prazer de provar esta delícia da culinária sergipana.
Preparado à base de leite de coco e dendê, ou simplesmente com azeite e tomate, cebola, pimentão, coentro e cheiro verde, é um prato que encanta e satisfaz o paladar.
Pescado nas águas dos rios que cortam Sergipe, é uma espécie de lagostim de água doce muito saborosa. Preparado cozido rende uma refeição com um delicioso pirão. Na água e sal, um ótimo petisco de lamber os dedos.
Não é um prato único, mas uma combinação de diversas e deliciosas opções da gastronomia nordestina. Rico em nutrientes e agradável ao paladar, é composto de bolos -milho, puba, macaxeira, ovos -, torta de macaxeira com queijo de coalho ou carne seca,, inhame, carne do sol, cuscuz de milho e de arroz e outras delícias que compõem o cardápio.
A variedade de sucos e sorvetes feitos a base das frutas tropicais naturais é um forte apelo ao paladar do mais exigente turista. Entre tantas frutas deliciosas tipicamente nordestinas, destaca-se a mangaba, com sabor ao mesmo tempo doce e amargo e com uma substância que dá a sensação de colar os lábios. Dizem que é este "visgo" que faz o visitante voltar, ou, ficar por aqui para sempre. O aeroporto de Aracaju é bem organizado. Hoje, domingo, dia 27 de janeiro de 2008, fomos até o Shopping das Águas, o principal desta capital e fizemos compra e mandei fazer um CD das fotos (88 e filmes)... A comida foi nordestina. Uma delícia!
O chope da Brahma, 700 ml, por R$ 5,00 (cinco reais).. num copo de plástico!!!
Todas as noites vamos à Feira da Sergipe, na praia Atalaia onde diversos municípios de Sergipe fazem apresentações folclóricas
e há a venda de artesatos diversos e variados.
Feira esta organizada pelo Sebrae. Temos ainda que visitar as cidades históricas do interior, mas somente terça-feira, pois domingo e serunda muitos museus estão fechados.
Ontem, no Mangue Seco, na Bahia, tomamos banho de mar e nos queimamos um pouco.
Este povo da Bahia, Sergipe e Alagoas tem um sotaque que já estamos gostando...
E viva a vida!...
Laércio
Fotos:
Publicado por Beckhauser em 27/01/2008 às 23h34
|